Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maranhense no Pan-Americano de Handebol em Brasilia

Foto:CRISTIANE FARIAS ASSUNÇÃOampliar

O maranhense Kaue de Ebano Matos Ferreira foi convocado para o Pan-Americano de Handebol em Brasilia. A Seleção Brasileira Junior Masculina de Handebol esta recebendo as seleções de Argentina, Canadá, Chile e Uruguai para a disputa do Campeonato Pan-Americano Junior, que está sendo realizado desde domingo (17) a quinta-feira (21), no ginásio do Centro de Atividades Sesc Ceilândia, em Brasília.

CRISTIANE FARIAS ASSUNÇÃO / São Luís

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Governo determina reabertura do Castelão em 2012


Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto

A determinação da governadora Roseana Sarney sobre a reforma do Estádio Castelão foi bem clara: o principal palco do futebol maranhense tem que reabrir durante as comemorações do aniversário de São Luís, em setembro de 2012. A informação foi confirmada quarta-feira (27) pelo secretário de Infraestrutura (Sinfra), Max Barros, que, acredita que, para cumprir esta “missão”, o governo do Estado precisará desembolsar de R$ 30 a 37 milhões.

Ainda de acordo com Max Barros, estes valores ainda não são oficiais, uma vez que a Sinfra continua realizando levantamentos técnicos no estádio. E é exatamente a elaboração deste orçamento o primeiro passo para que ocorra a reforma do Castelão. Barros informou, ainda, que as secretarias de Infraestrutura e a de Esporte e Lazer (Sedel) estão empenhadas em reformar o estádio o mais breve possível. Tanto que, o contrato firmado entre o governo do Estado com a construtora que iniciou as obras no estádio em 2004, já foi rescindido devido a uma série de irregularidades.

“O secretário Joaquim Haickel [da Sedel] está se esforçando bastante no sentido de botar essas praças pra funcionar. Na última reunião que tive com a governadora Roseana ela determinou que nos fizéssemos estudos para recuperar o Estádio Castelão para que ele esteja funcionando já no aniversário da cidade [8 de setembro de 2012], explicou Barros. Esta rescisão, na visão de Max Barros, assegura que não haverá impedimentos para que seja feito um processo licitatório para, enfim, reformar o estádio.

Sobre as irregularidades existentes no contrato anterior e que poderiam impedir a nova obra, o secretário de Infraestrutura não quis entrar muito no assunto. Ele afirmou que esta questão está na Justiça para que as irregularidades do contrato anterior sejam apuradas.

90% dos pacientes que iniciam esportes não vão ao médico


Os dados são do levantamento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Portal Educação
enviarenviar imprimir imprimir

SÃO PAULO - Dores musculares, quebra de alguns ossos do corpo e incômodos nas articulações são sentimentos comuns aos atletas. Mas por que é normal notar esses agravantes em quem pratica esporte? A dúvida veio em números: nove em cada 10 atletas que procuram um médico quando estão com problemas não passaram por uma primeira avaliação.

Os dados são do levantamento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com base nas informações do Ambulatório Médico Esportivo do Hospital Estadual Ipiranga. As informações indicam ainda que os atletas não realizam sequer exames cardiológicos e a quantidade de lesões musculares só é provocada porque o erro de treinamento é grande.

As lesões mais frequentes estão no joelho, 70%, e em outros membros, 30%, porcentagem que inclui entorses de tornozelo, fraturas e contusões.

“A prática de exercícios é importante para uma boa saúde, mas se a pessoa já possui algum problema que é agravado com a realização do exercício, o risco de um infarto ou lesões osteoarticulares é muito grande”, ressalta o enfermeiro, tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Segundo o relatório de atendimento do ambulatório do ano de 2010, por onde passaram 700 pacientes, 60% deles praticavam futebol, 20% atletismo, 10% artes marciais e outros 10% modalidades como voleibol, skate e surf. Entre os praticantes de futebol, a maioria das lesões foi constatada no joelho. No caso do atletismo, ocorria nas pernas e nos músculos. Já os praticantes de artes marciais, como o Kickboxing, apresentaram lesões principalmente no nariz e na coxa.

domingo, 1 de maio de 2011

Do Jornal "O Progresso de Imperatriz"

Estádio não é liberado

e Imperatriz cancela amistoso

O administrador do Estádio Municipal Frei Epifânio, Edvaldo Nunes, negou o pedido do presidente do Imperatriz, Carlos Eduardo Pereira de Sousa, e não liberou o estádio para o amistoso que o Cavalo Aço realizaria nesta segunda-feira contra o Gavião Kyikatejê.

O presidente Carlos Eduardo, diante da negativa do administrador do Frei Epifânio, não teve outra alternativa senão a de cancelar o amistoso.

O mais hilariante de tudo é que o administrador do estádio ainda disse para o presidente do Cavalo de Aço que o adversário do amistoso (Gavião Kyikatejê) é fraco. Pelo visto, o administrador está colocando o carro diante dos bois, fazendo julgamento antecipado, e ainda mais porque ele nada tem a ver se o time paraense é bom, ótimo ou ruim. Não cabe a ele julgar, ainda mais tendo um cargo importante, como esse de administrador da principal praça de futebol da região tocantina.

Para negar o pedido do presidente do Imperatriz, Edvaldo Nunes alegou que haveria despesas com energia. O presidente cavalino, então, disse que realizaria o jogo à tarde. O administrador voltou a alegar que não daria tempo para fazer a limpeza, porque hoje será realizada a final do Campeonato do Trabalhador. Do jeito que são feitas as coisas no estádio, realmente não daria para fazer a limpeza, porque a sujeira do último jogo do Imperatriz pelo Estadual realizado no Frei Epifânio, no dia 2 de abril, até o início da semana passada ainda não tinha sido limpa. Isso quer dizer que nem mesmo o tempo de mais de 24 horas entre a decisão do Campeonato do Trabalhador (hoje) e o amistoso seria suficiente para a limpeza.

É de se lamentar que fatos como esse estejam acontecendo com o principal clube da cidade, que vem levando o nome de Imperatriz até outros rincões e vem sendo tratado com desprezo.

Como já foi ventilado e a diretoria do Imperatriz ainda não tomou providências, seria viável a formação de uma comissão, com a presença dos dois vereadores que são diretores do clube (Rildo Amaral e Francisco Carneiro, o Buzuca), para procurar o prefeito Sebastião Madeira. O gestor municipal, certamente, vai ouvir e tomar as providências.

O certo é que alguma coisa tem de ser feita, porque o Cavalo de Aço tem de ser respeitado.

O presidente Carlos Eduardo, com sua costumeira humildade, só lamentou e espera que tudo possa ser resolvido.

Do Jornal Imparcial

Reforços
Imperatriz pode contratar seis jogadores da equipe do JV Lideral



Reforços

O Imperatriz pode chegar ao segundo turno do Campeonato Maranhense com a base do time campeão maranhense de 2009. É que o JV Lideral disponibilizou seis jogadores para o Cavalo de Aço. Além disso, o presidente do JV Lideral, Walter Lira, disse que vai bancar metade dos salários dos atletas, de acordo com informações do jornal O Progresso.

Entre os jogadores está o atacante Toninho, artilheiro da JV Lideral, e que chegou a ser anunciado pelo Sampaio Corrêa, mas estava se recuperando de uma cirurgia. O atleta agora aparece na lista de possíveis reforços do time. Se for confirmado o atacante no Imperatriz, este será o retorno do atleta ao clube.

Além de Toninho, o time pode contar com o meia Mazinho, que estava no Icasa-CE, mas voltou após se contundir. Já recuperado pode ser mais um meia para o Colorado. Daniel Barros, um dos destaques do JV Lideral no Campeonato Brasileiro Série D do ano passado também está na lista de reforços, assim como o lateral-esquerdo Jefferson, o zagueiro Joel e o goleiro Vicente.

O JV foi rebaixado para a Série B do Campeonato Maranhense deste ano após solicitar licença dacompetição do ano passado. O time treina pensando na divisão de acesso, que deve ser disputada no fim do ano. Em 2008 o time subiu para a divisão de elite do estado ao lado do Iape, como vice-campeão.

Antes dos mais conhecidos, o Imperatriz acertou a contratação de dois jovens do Trator do Camaçari. O atacante Cícero e o zagueiro Alan assinaram contrato e podem ser regularizados a tempo da próxima partida da equipe, contra o Maranhão, dia 7 de maio, no Estádio Frei Epifânio d’Abadia.


Santos contrata maranhense Rychely

Atacante Rychely é natural de Santa Luzia e estava jogando no Santo André-SP.

Agência Futebol Interior
enviarenviar imprimir imprimir
ampliar

imirante.com

SÃO PAULO - O Santos acertou nesta sexta-feira com o seu mais novo reforço para a sequência da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Trata-se do atacante maranhense Rychely (parceiro de Célio Codó) que no início dessa semana acabou sendo liberado pela diretoria do Santo André para definir o seu futuro.

Aos 23 anos, Rychely (que nasceu em Santa Luzia-MA) se destacou nas últimas rodadas da Série B do ano passado e fez grandes partidas com a camisa do Ramalhão neste Paulistão, dando muito trabalho para as zagas adversárias devido a sua velocidade. O atacante desembarca em Santos na próxima segunda-feira, onde vai realizar exames médicos e se for aproveitado assina contrato.

Rychely aparece como mais uma opção para o sistema ofensivo e pode ser inscrito na próxima fase da Libertadores, mas para isso o Peixe precisa eliminar o América-MEX nas oitavas-de-final. Na primeira partida, realizada nesta última quarta-feira, o time alvinegro venceu por 1 a 0, na Vila Belmiro, com um gol marcado pelo meia Paulo Henrique Ganso.

Depois de se destacar na Série B do ano passado, Rychely chegou a ser sondado pelo Alania-RUS e por muito pouco não acertou a sua transferência. A negociação foi cancelada devido a alguns detalhes burocráticos, já que o atacante não conseguiu tirar o passaporte dentro do tempo previsto.

Nesta temporada, Rychely acabou balançando as redes adversárias em três oportunidades. Enquanto isso, o atacante marcou cinco gols na Série B do ano passado, mas teve participação em muitos gols. Outro jogador que pode desembarcar nos próximos dias na Vila Belmiro é o meia Roger, que disputou o Paulistão pelo Oeste, mas tem seus direitos federativos presos ao São Caetano.

Maranhense é convocada para a seleção brasileira

Maria Cláudia foi chamada para seleção Sub-17 que disputará Sul-Americano.

Paulo de Tarso Jr./Imirante*
enviarenviar imprimir imprimir
Arquivo/O Estadoampliar

imirante.com

SÃO LUÍS – A maranhense Maria Cláudia Teixeira, vencedora do Troféu Mirante Esporte 2010 e que atualmente atua pelo Divino/COC/Jundiaí (SP), foi convocada para integrar a seleção brasileira Sub-17 de basquete feminino que se prepara para a disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria. O torneio será realizado na cidade de Pasto, na Colômbia, entre os dias 24 de junho e 1º de julho.

Além da ala maranhense, a técnica Janeth Arcain relacionou outras quinze atletas para participar da segunda fase de treinamento da seleção visando a competição sul-americana.

De acordo com a programação da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), todas as 16 atletas convocadas irão se apresentar no próximo dia 2 de maio. Isso porque a seleção Sub-17 treina até o dia 22 na Arena de Santos e só então embarca para a Colômbia.