Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Conheça as lesões mais comuns entre os corredores




Calçado e treino correto são essenciais para evitar lesões

  

Cada vez mais pessoas aderem à corrida como primeiro passo para perder peso e ter uma vida mais saudável. "Esse esporte é bastante acessível, já que não precisa de muitos gastos para ser praticado ou de um lugar específico para o treino", explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp. Mas, antes de correr, vale a pena saber quais são os tipos de lesões mais comuns e os cuidados que podem ajudar a prevenir esses incômodos. Desse modo, você evita que as dores atrapalhem a sua prática esportiva. São contusões como a facite plantar. Inflamação que atinge o tecido que reveste a planta do pé e representa aproximadamente 20% das lesões entre os corredores. As principais causas são: alterações na forma do pé, aumento de peso e erros de treinamento. No primeiro caso, é possível controlar e prevenir o problema usando palmilhas adequadas e personalizadas.

"O aumento de peso provoca um encurtamento nos músculos da panturrilha, o que causa traumas no pé e inflama a fáscia plantar, tecido que envolve a planto do pé. Por esses e outros motivos, as pessoas que estão acima do peso não devem começar um treino de corrida sem antes praticar caminhadas", diz o ortopedista Evaldo Bósio. Treinar em terrenos muito irregulares e de forma muito longa e intensa também aumenta as chances desse problema. Para quem já sofre com essa lesão, o contato com um ortopedista é fundamental. "A fisioterapia para o tratamento pretende diminuir a dor, controlar o processo inflamatório e reequilibrar os músculos através de alongamento e fortalecimento específicos", explica o ortopedista.


A tendinite de Aquiles

Caracterizada por uma dor no calcanhar, principalmente na hora de subir ou descer escadas. Em casos mais graves, normalmente associados à falta de tratamento, podem levar a grande limitação de movimentos, com dor mesmo em repouso. Essa dor é gerada por rupturas das fibras de colágeno que formam o tecido do tendão de Aquiles, que é pobre em vascularização. Essas pequenas lesões, associadas ao excesso de esforço, podem provocar uma inflamação nesse tendão.

Canelite

Dor na região da "canela" que ocorre durante o exercício, mas pode durar após o término dele se não houver descanso. Ela é a inflamação dos tendões e músculos que ficam ao redor do osso da perna chamado tíbia. "Correr com o corpo inclinado para frente e aumentar o treino de forma exagerada são causas bastante comuns da canelite", explica Evaldo Bósio. Além de respeitar os limites do corpo e usar um tênis adequado, fazer musculação para fortalecer os músculos inferiores também ajuda a prevenir a canelite. "Músculos fortes diminuem o impacto sobre ossos, articulações e tendões", explica o ortopedista. O especialista ainda alerta que as mulheres que entraram na menopausa devem ficar mais atentas, já que a lesão é mais comum nesse período.

Lesão no menisco

Os meniscos são estruturas que ficam dentro dos joelhos, localizadas entre os ossos chamados tíbia e fêmur. Eles têm como função absorver o impacto dos membros com o solo e proteger a cartilagem do joelho. "O uso de tênis inadequados ou que já não tem capacidade de amortecimento causam lesão no menisco", alerta Moisés Cohen. O especialista conta que o tênis de corrida deve ser escolhido pela sua capacidade de amortecimento e o seu peso, não por sua aparência. Um tênis de corrida ainda precisa ser trocado a cada 550 quilômetros corridos. "Só esses dois cuidados já diminuem bastante as lesões no menisco causadas por impactos", explica.

Nenhum comentário: