Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Deu no jornal "O Progresso" de Imperatriz !!!


Balsas é a novidade no Campeonato da Segunda Divisão de 2012

  • (Time do JV Lideral campeão maranhense de 2009)
    Arquivo
O Balsas Futebol Clube é a grande novidade no Campeonato Estadual da Segunda Divisão desta temporada, que garante ao campeão e ao vice vagas na elite do futebol maranhense em 2013.
Encravada no extremo sul do Maranhão, Balsas é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população é de 83.459 habitantes, segundo censo do IBGE em 2010. Balsas é a terceira maior cidade do estado em território urbanizado e o maior município do Maranhão em área total (urbano e rural) com 13 141.637 km² de área.
Encontra-se junto ao rio de mesmo nome, único afluente da margem esquerda do rio Parnaíba, com cerca de 510 km. É um centro sub-regional, com influência sobre o sul do vizinho estado do Piauí. Já teve os nomes de Santo Antônio de Balsas e Vila Nova.
Atualmente, Balsas possui mais de 83 mil habitantes, portanto com condições de absorver um time de futebol profissional.
Com a migração de brasileiros do sul do país, o município de Balsas é hoje o principal centro agrícola do estado com uma grande área de plantações de soja, que vem contribuindo muito para o desenvolvimento da cidade. O Balsas vai mandar os seus jogos no estádio Cazuza Ribeiro, com capacidade para 3 mil torcedores, que está sendo todo reformado, depois de muitos anos em total abandono.
As outras quatro equipes que vão disputar a segunda divisão maranhense deste ano, previsto para iniciar em agosto, são JV Lideral, Americano, Chapadinha e Expressinho.
Essas quatro têm suas histórias no futebol maranhense. Algumas não muito boas, como é o caso do Chapadinha, com o episódio de 2008, quando foi acusado de ter facilitado a vitória por 11 a 0 do Viana, que acabou com o rebaixamento do Moto.
O JV Lideral tem uma história avassaladora no futebol maranhense. Em 2008, disputou pela primeira vez o acesso à primeira divisão do futebol maranhense. Ficou com o vice-campeonato em disputa com o Iape, que teve vida curta no futebol maranhense. No ano seguinte, 2009, disputou a primeira divisão e conquistou o inédito título, o segundo de uma equipe de Imperatriz no Campeonato Maranhense.
Mas, do mesmo jeito que subiu à elite, desceu. Em 2010, por divergir da maneira como vinham sendo comandados a FMF e o futebol maranhense, através do presidente Alberto Ferreira, desligou o time da entidade e desativou o departamento de futebol profissional. Agora, com nova diretoria, o JV Lideral está de volta e vai em busca do retorno à elite, de onde, aliás, jamais deveria ter saído.

Nenhum comentário: