Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Torcidas organizadas podem ser barradas de entrar nos estádios maranhenses

O Nordeste é uma das regiões mais violentas no que diz respeito a briga entre torcidas. Perto de estados como Ceará, Pernambuco e Bahia, famosos por serem violentos, o Maranhão ainda está engatinhando no que diz respeito a confusões fora das quatro linhas entre clubes rivais. Pensando em não deixar que o estado desenvolva essa característica ruim e comum no futebol brasileiro é que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) em conjunto com as Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros estão desenvolvendo ações preventivas em relação a isso. Algumas torcidas organizadas (TO’s) de times maranhenses já estão ameaçadas de não poder entrar no estádio caracterizadas com faixas e uniformes que façam alusão a mesma. Este é o caso de uma das torcidas do Moto que se envolveu em confusões no último clássico. Porém, organizadas do Sampaio e de outros clubes também estão sendo observadas. 

Além disso, um sistema de monitoramento de torcedores já está sendo feito pela Polícia Militar. Alguns já foram identificados e já estão sob observação da PM e caso sejam reincidentes podem sofrer punições severas. Vale lembrar que essa ação valerá não só para membros de TO’s, mas para qualquer torcedor que prejudicar a tranquilidade dentro das praças futebolísticas do Maranhão.

“O torcedor que for flagrado fazendo baderna dentro do estádio poderá ser impedido de entrar nos locais de jogos. A Federação tem o poder de realizar essas ações”, destacou o diretor de competições da FMF, Antônio Henrique.

Também no interior
Esse monitoramento e as ações preventivas contra a violência e baderna entre torcidas será feita não somente na capital, mas em algumas cidades do interior, que possuem clubes na divisão principal do futebol maranhense. O Major Jessé, coordenador do policiamento está em Bacabal onde deve ser iniciada a operação fora da capital, já que há vários relatos de confusões entre torcidas neste município, principalmente quando se trata de jogos contra times da capital.

Esta será uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.
 
Especula-se que as torcidas organizadas envolvidas neste monitoramento sejam a MotoFolia (Moto), a Tubarões da Fiel e a Sampaio Roots (Sampaio) e Fúria do Mearim (Bacabal). 
 
Calmaria
O ano de 2013 foi o mais violento em relação a torcidas organizadas no Brasil onde 30 pessoas morreram em brigas de torcidas. Em São Luís, apesar de algumas pequenas confusões entre torcedores, não há relatos de mortes em confrontos entre duas equipes maranhenses ou de times locais contra clubes de fora do estado.

Saiba mais
As torcidas organizadas no Nordeste são divididas em lados A e B. Como em todo estado, as torcidas dos principais clubes ficam em lados opostos. No caso de São Luís, a rivalidade principal é entre Moto e Sampaio. Essas torcidas costumam fazer alianças com outras dentro do próprio estado e fora também. No Maranhão, essas alianças já existem, gerando algumas rivalidades não só dentro da capital, mas no interior do estado também.
O Imparcial

Nenhum comentário: