Seletiva de Kart Petrobras terá etapa no Maranhão no final do mês

Há 17 anos, a Seletiva de Kart Petrobras vem apoiando os principais campeonatos de kart do país e oferecendo a oportunidade de pilotos de diversas regiões participarem de suas etapas classificatórias ao longo do ano. O torneio, patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, distribui a maior premiação da modalidade no país e já passou por 16 estados e 32 cidades desde a sua criação em 1999.
Partindo do Rio Grande do Sul, onde selecionou mais três finalistas em julho, durante a disputa do Brasileiro de Kart, a Seletiva desembarca agora no Nordeste para a realização de sua terceira etapa classificatória em 2015 dentro do 2º Campeonato Norte Brasileiro de Kart. A disputa acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, para os pilotos da categoria Graduados (com idades entre 15 e 18 anos) no kartódromo João Sallen, em São Luís, no Maranhão.
Serão mais três finalistas, que se juntarão aos seis já classificados: o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana, os paulistas Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta e Luiz Matheus, e o goiano Luiz Branquinho. Na final, marcada para novembro, serão 12 kartistas na briga pelo maior prêmio do kartismo nacional e a participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.
A Copa Norte terá a realização de duas baterias no sábado (29), com 15 voltas cada. O grid da primeira será definido após a tomada de tempos, que acontecerá na sexta-feira (28). Para a largada da segunda bateria, valerá a posição de chegada na corrida 1, mas com os cinco primeiros invertidos no grid. A disputa na pista de 1.000 metros será em sentido horário.
”A etapa da Seletiva de Kart Petrobras no Maranhão é sempre uma grande festa. Além do clima contagiante do público e dos fãs nordestinos, é muito legal ver novos talentos da região e é sempre muito bom termos pilotos de diferentes estados concorrendo ou na final da Seletiva. Isso só vem a fortalecer o kartismo no país, que é o principal objetivo da nossa competição”, declarou Binho Carcasci, organizador do evento.
Confira a programação para a Copa Norte (categoria Graduados)
Quinta-feira, dia 27
14h30 às 15h00 - 1º Treino Livre
16h30 às 17h15 - 2º Treino Livre
Sexta-feira, dia 28
14h30 às 15h00 - 3º Treino Livre
16h00 às 16h30 - Warm up
17h00 às 17h10 - Tomada de Tempos
Sábado, dia 29
14h00 às 14h30 - 1º Bateria
15h30 às 16h00 - 2ª Bateria
Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva é composta por quatro etapas classificatórias em 2015, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos serão selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 16 anos, quase 200 já estiveram disputando a final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contemplará três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a 250 mil reais. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro.
Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.
Classificados 2015 (seis de 12 vagas já definidas):
Bruno Bertoncello (RS)
Zaiya Fontana (RJ)
Gaetano Di Mauro (SP)
Murilo della Coletta (SP)
Luiz Matheus (SP)
Luiz Branquinho (GO)
Demais provas do calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Fase Classificatória
29 de agosto - 3ª etapa (Copa Norte de Kart) - São Luís (MA)
17 de outubro - 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Vespasiano (MG)
Final
3 e 4 de novembro - Kartódromo Granja Viana - Cotia (SP)
· Sujeito a alterações