Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de outubro de 2013



  1. Reunião do Conselho Arbitral Federação apresenta Calendário para o Estadual de 2014

    Durante a 3ª reunião técnica do futebol maranhense, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) apresentou o calendário de competições para 2014. O Campeonato Maranhense terá a participação de 10 clubes, divididos em duas chaves, com turno e returno e com início no dia 12 de janeiro e limite de encerramento em 27 de abril. No Estadual de 2014, o campeão terá vagas para Série D do Campeonato Brasileiro do próprio ano, para Copa Nordeste e Copa do Brasil, ambas de 2015. Já a Copa Cidade São Luís de 2014, que começa no dia 21 de setembro e termina no mesmo dia de novembro, vai premiar o campeão com as outras vagas para das competições nacionais. O evento que dirigentes e autoridades, foi realizado na manhã de ontem, no Grand São Luís Hotel.
    Com o objetivo de promover uma competição enxuta e seguir o mesmo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “A nossa intenção é reduzir custo, mas por ser uma competição de tiro curto os clubes precisam montar time antes do início dela, porque se forem deixar para se reforçar durante o torneio vão se complicar”, advertiu o presidente da FMF, Antônio Américo. O presidente do MAC, Carlos Moreira, sugeriu que fosse mudada a regra para o rebaixamento para sejam somados apenas os pontos que os clubes somarem nas fases classificatórias dos dois turnos e não em toda competição como propôs a FMF. “Já tivemos uma experiência ruim quando isso foi feito em 2009, pois um time grande caiu [Moto] e não podemos repetir o erro”, disse.
    Já o presidente do Moto, Roberto Fernandes, pediu para que a Copa Cidade de São Luís seja uma competição mais rentável em 2014. “No período em que os dirigente de time podem dar uma aliviada nas finanças, não dá para massacrar os clubes com competições deficitárias”, avisou. Além disso, foi proposto pelo Moto a possibilidade de cada clube usar até cinco jogadores amadores durante as competições profissionais como faz a CBF e não três como deseja a FMF e Comissão de Arbitragem do Maranhão pediu para que fosse incluído nos jogos o tempo técnico como acontece nos estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo.

    Copa do Nordeste - Em 2014, o Maranhão não participará de nenhuma competição regional, mas em 2015 o estado terá dois representantes na Copa Nordeste. As vagas serão dos campeões do Campeonato Maranhense e da Copa São Luís da próxima temporada. Com isso, o os representes locais no torneio regional não participarão do primeiro turno do Campeonato Maranhense de 2015.

    A FMF pretende discutir todas as propostas com os clubes até o dia 11 de novembro para que o calendário e o regulamento das competições sejam publicados como manda o Estatuto do Torcedor.(Com informações de O Estado do MA).

Nenhum comentário: